O projeto NEPSO – Escola Opinião, baseia-se numa metodologia de ensino que propõe o uso dos estudos de opinião como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, aumentando os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos, a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos através de uma forma ativa e participativa.
É um projeto pluridisciplinar para ser desenvolvido nas escolas por professores e alunos do ensino básico e/ou secundário, envolvendo diversos professores de diferentes disciplinas, os alunos, a comunidade em que a escola está inserida, o país a que pertence e a comunidade NEPSO que promove o programa.
É um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Paulo Montenegro que o criou e desenvolveu no Brasil, com a coordenação da Ação Educativa.
"Um ou mais grupos numa turma ou turmas de uma escola, envolvendo professores e alunos, escolhem um ou mais temas para realizarem os seus estudos de opinião, que poderão ser levados a cabo nos seus bairros, nas suas freguesias, nas suas localidades, ou dentro das próprias escolas, pelos alunos.
Os temas serão, em princípio, do interesse dos alunos, dos currículos, da comunidade, da zona, ou do país onde a escola está inserida, tais como: a comunicação, a saúde, a segurança, o ambiente, as relações entre as pessoas, a violência, o emprego, a sustentabilidade, a cidadania, a felicidade, a liberdade, as novas tecnologias, a água, a energia, a demografia, a ciência, os jovens e a história de Portugal, a poupança, a gestão do dinheiro, para que serve a matemática, os meios de comunicação e os jovens, etc..
Pode ser levado a cabo um estudo de opinião sobre um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou de um projeto da escola.
Será elaborado um relatório completo, com um máximo de 50 páginas, e uma apresentação, em PowerPoint, Vídeo ou noutro formato, do trabalho realizado.
O resultado culminará com uma apresentação do trabalho realizado, pelos alunos, junto dos professores, dos pais, dos vizinhos, dos colegas da própria escola, de outras escolas e da população - comunidade onde estão inseridos." (Artigo 3º do Regulamento)
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